Publicado em 24/11/2014A aquisição pela JBS do grupo australiano Primo Smallgoods por US$ 1,25 bilhão, anunciada na quinta-feira, ilustra qual é a estratégia da empresa a partir da Austrália: expandir exportações de produtos de maior valor agregado para a Ásia, incluindo China, onde ocorre o maior crescimento da população no mundo e onde a demanda por proteínas continua aumentando.
A JBS Austrália deve ter neste ano um faturamento de cerca de 4 bilhões de dólares australianos (o equivalente a US$ 3,47 bilhões), 10% a mais do que em 2013. É resultado da combinação de volume alto - com oferta maior de animais, que permitiu elevar a produção - e preço mais alto, graças à demanda internacional.
Ao receber o Valor na sede da subsidiária, em Dinmore, onde se encontra a maior planta de processamento bovino do Hemisfério Sul, o diretor corporativo da JBS Austrália, John Berry, não hesitou em repetir que "o potencial de crescimento continua sendo muito bom aqui, focado em produtos de alta qualidade".
A JBS entrou no mercado australiano de carne com a aquisição da empresa americana Swift em 2007, em que veio junto a AMH, tradicional produtor de carnes no país. Hoje, a JBS é o maior embalador de carne da Austrália - e Berry estima que deve ser também o maior da Ásia, embora não haja cifras públicas disponíveis. A capacidade de processamento anual é de 1,7 milhão de cabeças de gado e de cinco milhões de carneiros, em dez plantas estrategicamente posicionadas no país. O grupo tem 25% da indústria de processamento de carne bovina da Austrália e 18% na de carneiros. É o maior exportador australiano de carnes, incluindo bovinos, carneiros e ovelhas. Com informações do Valor.