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Arroba do Boi - R$ (À vista)
SP MS MG
149,00 143,00 144,00
GO MT RJ
138,00 135,00 146,00
Reposição - SP - R$
Bezerro 12m 1380,00
Garrote 18m 1630,00
Boi Magro 30m 2000,00
Bezerra 12m 1010,00
Novilha 18m 1250,00
Vaca Boiadeira 1420,00

Atualizado em: 7/12/2018 12:09

Cotações da Arroba: SP-Noroeste, MS-Três Lagoas, MG - Triângulo, GO - Região Sul, MT - Rondonópolis, RJ-Campos
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Adriano Garcia
MTb 10252-MG

 

Produtor rural deve comprar caminhão?

 
 
 
Publicado em 06/08/2018

O presidente da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Luís Henrique Teixeira Baldez, afirmou que os produtores e empresas do agronegócio estão estudando investirem em sua própria frota de transporte. A atitude é motivada pela incerteza logística que se instaurou no país após a criação da tabela do preço mínimo para o frete rodoviário.

De acordo com Baldez, a paralisação dos caminhoneiros e o tabelamento do frete aumentaram o custo de produção do agronegócio brasileiro, tornando o transporte de cargas um elemento crítico para o agro. Segundo ele, o aluguel ou a ampliação da frota surge com força entre os agricultores de diversas classes.

"Com essa nova política de preços, as despesas com o transporte quase duplicaram. As empresas estudam alugar veículos e até mesmo comprar caminhões como alternativa para reduzir o custo com o transporte", comenta.

Nesse cenário, a Cargill, uma das principais comercializadoras de grãos do mundo, também estuda contratar motoristas próprios já para a próxima safra. De acordo com o diretor de grãos e processamento da Cargill para América Latina, Paulo Sousa, as empresas exportadoras deverão replanejar a sua atuação no Brasil a partir de agora.

"Com o tabelamento, indústrias e exportadores terão de repensar a forma como irão operar no Brasil, pois se cria ruptura no funcionamento natural da cadeia de suprimentos e desequilibra contratos", diz.

Além disso, o executivo fala que os pequenos produtores precisam trabalhar em conjunto para superar as dificuldades. "Pequenos produtores e produtores rurais da agricultura familiar serão forçados a se organizar em cooperativas de frete, com suas frotas próprias, ou perderão competitividade”, conclui.  Com informações do Agrolink.

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