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Arroba do Boi - R$ (À vista)
SP MS MG
281,00 268,00 279,00
GO MT RJ
271,00 274,00 266,00
Reposição - SP - R$
Bezerro 12m 2250,00
Garrote 18m 2690,00
Boi Magro 30m 3430,00
Bezerra 12m 2010,00
Novilha 18m 2430,00
Vaca Boiadeira 2660,00

Atualizado em: 19/1/2021 10:18

Cotações da Arroba: SP-Noroeste, MS-Três Lagoas, MG - Triângulo, GO - Região Sul, MT - Rondonópolis, RJ-Campos
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Adriano Garcia
MTb 10252-MG

 

Caminhoneiros ameaçam Bolsonaro

 
 
 
Publicado em 14/01/2021

Caminhoneiros autônomos estão insatisfeitos com o governo federal. Segundo eles, promessas feitas por Michel Temer para encerrar a greve de 2018 ainda não foram cumpridas, além disso os profissionais reclamam dos preços do diesel.

Para resolver o impasse e evitar uma nova paralisação, os caminhoneiros querem uma reunião com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. “A categoria apoiou ele em 100% praticamente nas eleições [de 2018]. Então agora exige a presença dele na reunião”, afirma o presidente da Associação Nacional do Transporte Autônomos do Brasil (ANTB), José Roberto Stringasci.

Caso não cheguem a um acordo com o governo federal, os caminhoneiros autônomos pretendem realizar uma greve nacional, prevista para começar no dia 1º de fevereiro.

Promessas não cumpridas

De acordo com Stringasci, a alta do preço do diesel é o principal motivador da nova paralisação, mas conquistas obtidas na paralisação de 2018, que chegou a prejudicar o abastecimento em várias cidades, também estão na lista de dez itens que estão sendo reivindicados ao governo para evitar a greve.

“Esse (diesel) é o principal ponto, porque o sócio majoritário do transporte nacional rodoviário é o combustível (50% a 60% do valor da viagem) Queremos uma mudança na política de preço dos combustíveis”, informa.

Ainda monopólio da Petrobras, a produção de combustíveis no Brasil passou por mudanças em 2016, quando foi instituído o Preço e Paridade de Importação (PPI), praticado até hoje. Na época, os reajustes eram praticamente diários, seguindo a flutuação do mercado internacional, mas agora obedecem apenas a lógica da paridade, sem prazo determinado.

“A Petrobras não foi criada para gerar riqueza para meia dúzia, a Petrobras é nossa e tem que ajudar o povo brasileiro e o Brasil”, afirma Stringasci. “Queremos preços nacionais para os combustíveis, com reajuste a cada seis meses ou um ano. Essa é uma das maiores lutas nossas desde 2018, e até antes, e até hoje”, destaca.

Outras reivindicações são o preço mínimo de frete, parado no Supremo Tribunal Federal (STF), após um recurso da agropecuária, e a implantação do Código Identificador de Operação de Transporte (Ciot), duas conquistas de 2018. Com informações do Canal Rural.

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