Publicado em 04/05/2022Em 2021, o agronegócio brasileiro bateu recordes de exportação, chegando a US$ 120 bilhões. No primeiro trimestre de 2022, a ApexBrasil apoiou a participação de mais de 300 empresas em 15 feiras internacionais de alimentos e bebidas realizadas em 12 países, com volume de negócios fechados de US$ 800 milhões e US$ 3,7 bilhões projetados para os próximos 12 meses.
Segundo o gerente de Agronegócios da ApexBrasil, Márcio Rodrigues, o agro brasileiro está cada vez mais presente nos grandes eventos globais. “Há uma confiança maior do importador com relação ao Brasil, que foi fortalecida durante a pandemia. Além disso, há o reconhecimento global da qualidade e sustentabilidade dos nossos alimentos e bebidas, fazendo com que a demanda mantenha-se aquecida. Estes aspectos, somados à valorização global dos preços dos alimentos e bebidas, conformam um ciclo virtuoso para nossos exportadores”, afirmou.
Os resultados do primeiro trimestre de 2022 comprovam essa tendência de crescimento. De janeiro a março, as exportações de alimentos e bebidas tiveram aumento de 46,1% em comparação ao mesmo período de 2021, chegando a US$ 33,9 bilhões, US$10,7 bilhões acima do ano anterior. Essa elevação recorde se refletiu no saldo da balança comercial do setor, que atingiu US$ 30,1 bilhões, um avanço de quase 56% se comparado ao mesmo período de 2021.
Em março deste ano, as vendas de carne bovina se destacaram, apresentando avanço de 55,3% em valor e 21% em volume frente ao mesmo mês em 2021. Desde o início do ano, o Brasil tem conseguido aumentar sua participação no mercado internacional dessa proteína animal, elevando a quantidade vendida para os principais destinos, dentre os quais estão China, Estados Unidos e Egito, além da abertura para novos mercados. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o índice de preços de alimentos do Banco Mundial atingiu o patamar recorde em março de 2022: um aumento de 11,6% em relação a fevereiro e de 36,6% no comparativo com o mesmo mês de 2021.
Por meio das ações de promoção comercial da ApexBrasil e dos seus parceiros setoriais no primeiro trimestre do ano, as empresas brasileiras tiveram acesso a uma ampla agenda de feiras: World Coffee Dubai e Specialty Coffee Expo, em Boston, dois importantes eventos para o seguimento da cafeicultura; ISM Cologne, na Alemanha, a maior mostra de doces e snacks do mundo; Winter Fancy Food e SIAL America, duas feiras do setor de alimentação realizadas em Las Vegas; PRODEXPO, maior e mais importante feira de alimentos da Rússia; Vinexpo America, uma mostra do setor de vinhos e bebidas, realizada em Nova Iorque; Natural Products Expo West, na Califórnia, especializada em alimentação orgânica e natural; FOODEX Japan, uma das mais relevantes feiras de alimentos na Ásia; International Food and Drink Event (IFE), principal evento para profissionais de alimentação do Reino Unido; International Production and Processing Expo (IPPE), realizada em Atlanta, com foco em processos inovadores para a indústria alimentícia, principalmente de carnes, aves e ovos; e Global Pet Expo 2022, para o setor de animais de estimação.
Os grandes destaques ficaram para a Gulfood, realizada de 13 a 17 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e a Seafood Expo North America, realizada entre 13 e 15 de março, em Boston, nos Estados Unidos. No total, 114 empresas participaram da maior feira do setor de alimentos do Oriente Médio, com US$ 362 milhões de negócios fechados in loco e outros US$ 3 bilhões projetados para os 12 meses posteriores. Já no evento norte-americano, foram negociados US$ 411 milhões, com projeções de outros US$ 452 milhões. Com informações da Apex.