Publicado em 08/11/2023A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou que o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) apresentou um aumento de 0,51% em outubro, comparado a 0,45% em setembro. O índice acumula uma queda de 4,40% no ano e de 4,27% nos últimos 12 meses.
A FGV também revelou os resultados dos componentes do IGP-DI. O Índice de Preços ao Produtor Amplo - DI (IPA-DI) aumentou de 0,51% em setembro para 0,57% em outubro. O Índice de Preços ao Consumidor - DI (IPC-DI) teve um crescimento de 0,45% em outubro, contra 0,27% no mês anterior. O Índice Nacional de Custo da Construção - DI (INCC-DI) apresentou uma desaceleração, indo de 0,34% para 0,20%.
Os preços coletados para o índice de outubro abrangem o período de 1º a 31 de outubro.
No setor agropecuário atacadista, os preços medidos pelo IPA agro subiram 0,32% em outubro, após uma queda de 2,24% em setembro. Os produtos industriais, mensurados pelo IPA Industrial, tiveram uma desaceleração, passando de 1,52% para 0,66%. Com isso, o IPA-DI aumentou de 0,51% para 0,57%.
Na análise por estágio de processamento, houve aumento nos preços de bens finais e matérias-primas brutas, enquanto bens intermediários apresentaram uma redução na taxa de crescimento.
Entre os itens que mais influenciaram o aumento do IPA-DI em outubro estão bovinos, minério de ferro, açúcar VHP, carne bovina e cana-de-açúcar. Por outro lado, contribuíram para a queda do índice itens como leite in natura, soja em grão, banana, leite industrializado e gasolina automotiva.