Publicado em 09/11/2023A relação de troca entre boi gordo e boi magro registrou aumento em Mato Grosso, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O índice alcançou 0,92 no terceiro trimestre de 2023, superior aos 0,83 e 0,88 registrados nos trimestres anteriores, respectivamente.
Esse indicador reflete a quantidade de arrobas de boi magro que podem ser adquiridas com uma arroba de boi gordo. O Imea aponta que a elevação na relação de troca no terceiro trimestre de 2023 se deve à maior desvalorização do boi magro em comparação com o boi gordo no mesmo período. Segundo os técnicos do instituto, essa foi a maior relação de troca para o trimestre desde 2020.
Acompanhe as cotações da arroba do boi gordo e da reposição em: www.pecuaria.com.br/cotacoes.php
Especialistas do Imea enfatizam a relevância de monitorar essa tendência, principalmente para os pecuaristas que realizam a terminação de bovinos em confinamento. O instituto cita: “Em momentos nos quais a RT recua, com o produto comprado (boi magro) próximo ao valor de venda + custo com alimentação, acaba diminuindo a margem do produto final (boi gordo)”.