Publicado em 13/11/2023O ICPLeite/Embrapa registrou um aumento de 0,3% no custo de produção de leite em outubro, mantendo-se na mesma variação do mês anterior. O grupo Sanidade e Reprodução apresentou a maior variação entre os componentes do indicador, com 0,7%. O grupo Concentrado, influenciado principalmente pelo preço do milho, variou 0,5 ponto percentual, sendo o mais impactante no índice. Volumosos, afetado pelos preços de adubos e óleo diesel, registrou uma variação de 0,3%. Os grupos Mão de obra e Minerais não apresentaram variação.
Dois grupos tiveram deflação: Qualidade do leite, com -0,9%, e Energia e combustível, com -0,3%, influenciado pela redução nos preços da gasolina.
O acumulado do ano continua negativo, com deflação de -3,9% em dez meses, impulsionada principalmente pelos itens relacionados à alimentação. Os grupos Concentrado, Minerais e Volumosos tiveram quedas significativas, afetando consideravelmente o ICPLeite/Embrapa.
No acumulado do ano, o grupo Energia e combustível teve a maior variação, com aumento acima de 20%. Qualidade do leite e Mão-de-obra também apresentaram variação positiva de dois dígitos, assim como Sanidade e reprodução.
Nos últimos doze meses, o ICPLeite/Embrapa registrou deflação de -5,8%, com uma tendência de redução desde meados do ano. Volumosos, Concentrado e Minerais, componentes da alimentação do rebanho, tiveram queda de custos de dois dígitos. Os demais grupos registraram inflação, com Qualidade do leite destacando-se com quase 30% de aumento no ano móvel.