Publicado em 29/11/2023Um estudo realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), vinculado à Esalq/USP, revelou uma queda de 4,3% no preço médio mensal do leite cru captado por laticínios em outubro, comparado ao mês anterior. O valor chegou a R$ 1,9675 por litro na média líquida do Brasil. Essa diminuição marca a sexta retração mensal consecutiva para o produtor. Ajustando pela inflação (IPCA de outubro/23), o preço acumula uma queda de 24,8% em 2023 e 30,4% em um ano, de outubro/22 a outubro/23.
A tendência de baixa, iniciada em maio, é atribuída ao aumento da oferta interna de lácteos, impulsionada tanto pela produção nacional quanto pelas importações. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea mostrou um aumento de 1,4% de agosto para setembro, totalizando um crescimento de 8,4% desde o início do ano. Paralelamente, dados da Secex indicam que as importações em outubro cresceram 26,1% em relação ao mês anterior, alcançando 1,8 bilhão de litros em equivalente leite no acumulado do ano, um aumento de 77,4% comparado ao mesmo período de 2022.
As projeções do mercado sugerem que a queda nos preços pode desacelerar nos próximos meses. Segundo especialistas consultados pelo Cepea, espera-se que o preço do leite captado em novembro se mantenha estável. Contudo, algumas regiões produtoras de leite podem experimentar um aumento no valor devido à redução na captação, influenciada por condições climáticas desfavoráveis e pela redução dos investimentos dos pecuaristas no curto prazo.