Publicado em 01/12/2023Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, disse nesta sexta-feira que um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia está próximo. Ele espera que os últimos ajustes sejam feitos na segunda-feira da próxima semana, coincidindo com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Alemanha.
Falando à CNN Brasil em Dubai, durante a COP28 da ONU, Fávaro destacou o comprometimento ambiental do Brasil e do agronegócio como um fator crucial para a aproximação do acordo. "Eu acompanho Lula para a Alemanha para as negociações finais. A meta é formalizar isso até o dia 7, fim da presidência de Lula no Mercosul", declarou.
Fávaro não garantiu o sucesso das negociações, mas mostrou-se otimista. "Esperamos finalizar os detalhes no dia 4. O acordo é significativo para Brasil, Mercosul e União Europeia", comentou.
Lula, que está em Dubai para a COP28, tem reuniões agendadas com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha e presidente rotativo da UE. As discussões giram em torno do acordo comercial entre os blocos.
Além das reuniões em Dubai e na Alemanha, negociações estão programadas para a próxima semana no Brasil. O objetivo da diplomacia brasileira é finalizar o acordo, em discussão há anos, durante a cúpula do Mercosul nos dias 6 e 7 de dezembro.