Publicado em 26/08/2024O número de cidades afetadas por incêndios criminosos no interior de São Paulo aumentou de 46 para 48, segundo o governo estadual, na noite de domingo (25/8). O gabinete de crise, instalado pelo governador Tarcísio de Freitas em Ribeirão Preto, continuará em operação nesta semana.
Nesta segunda-feira (26/8), Tarcísio informou que três pessoas foram presas por suspeita de iniciar incêndios. Um dos detidos foi capturado em São José do Rio Preto e outro em Batatais, região de Ribeirão Preto. De acordo com a Defesa Civil Estadual, não há focos de incêndio ativos no momento.
O homem preso em Batatais é membro do Primeiro Comando da Capital (PCC) e, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), gravou um vídeo comemorando a ação criminosa. A Polícia Militar prendeu Alessandro Arantes, de 42 anos, enquanto ele ateava fogo em uma área de mata. Arantes tentou fugir, mas foi capturado. Ele tem passagens por roubo, furto, homicídio e posse de droga.
Na sexta-feira (23/8), dois funcionários de uma usina morreram tentando combater um incêndio em Urupês. A Defesa Civil informou que eles estavam em um caminhão quando o motorista perdeu o controle, resultando no vazamento de combustível que incendiou o veículo. As vítimas eram brigadistas da usina.
Com a chegada de uma frente fria, chuvas dispersaram a fumaça das queimadas em várias regiões. Segundo o meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo, a chuva "limpa a atmosfera e deposita a fuligem no solo", e as temperaturas mais baixas ajudam a conter a propagação do fogo. A previsão é de que a semana comece ainda mais fria, com possibilidade de recorde de temperatura mínima na capital, onde a segunda-feira deve registrar mínima de 7°C e máxima de 14°C. Ventos do oceano manterão a sensação de frio durante o dia.