Publicado em 26/09/2024O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse otimista sobre o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, destacando que o Brasil quer concluir a assinatura para avançar em outras negociações. Lula afirmou que comunicou à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que o Brasil está pronto para assinar e que agora a responsabilidade é da União Europeia.
“Nós estamos prontos para fazer o acordo, e ainda disse para ela: ‘se vocês se prepararem, nós poderemos assinar durante a reunião do G20’. Ou, quem sabe, até em uma reunião com champagne na sede da União Europeia. Estamos prontos e eu acho que vai sair o acordo. E nós precisamos que saia o acordo, porque nós temos muitos outros acordos para fazer”, disse Lula em coletiva após a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
As negociações presenciais foram retomadas neste mês, pela primeira vez desde abril, com avanços em áreas como meio ambiente e compras governamentais, pontos críticos para os países sul-americanos.
A expectativa é fechar o acordo até o final do ano, com uma nova reunião prevista para o próximo mês. Um grupo de 11 países da UE enviou uma carta a von der Leyen pedindo a conclusão rápida do acordo, que se arrasta há 25 anos. "Acreditamos que todos os elementos estão reunidos para permitir uma rápida conclusão das negociações até ao final de 2024", diz o documento.
Uma das questões em debate é o impacto da lei antidesmatamento da União Europeia, que entra em vigor em dezembro.