Publicado em 06/11/2024Nos Estados Unidos, onde eleitores elegeram ontem (5) Donald J. Trump para governar o país os próximos quatro anos, a população rural tem peso relevante. Segundo o Censo de 2020, mais de 66 milhões de americanos, cerca de 20% da população, vivem em áreas rurais e atuam na agropecuária ou na agroindústria.
Os EUA são o segundo maior produtor global de commodities agrícolas, atrás da China e à frente do Brasil, conforme a FAO. No entanto, os agricultores americanos enfrentam queda nos preços de produtos como trigo, milho e soja, o que tem reduzido a renda no campo. Este ano, a margem de lucro agrícola deve ser US$ 40 bilhões menor que em 2023, segundo a American Farm Bureau Federation (AFBF), representando a maior redução já registrada.
Trump, presidente-eleito, respondeu à AFBF sobre temas centrais para o setor agropecuário. Abaixo, os principais pontos de sua plataforma:
Comércio Exterior
Trump promete combater barreiras comerciais "injustas" com o "Trump Reciprocal Trade Act", que visa medidas de reciprocidade para favorecer produtores americanos.
Corte de Impostos
Propõe reduzir taxas e impostos, o que considera essencial para conter a inflação, uma das maiores preocupações dos consumidores.
Imigração
Defende um sistema de imigração baseado no "mérito", priorizando trabalhadores que contribuam para a economia local.
Sustentabilidade
Trump quer eliminar o "Green New Deal" e revisar políticas de neutralidade de emissões, afirmando que isso encarece a energia. "Os produtores americanos são campeões do clima", destaca.
Regulação
Promete uma revisão regulatória com "transparência e bom senso", projetando uma economia anual de US$ 5 mil para cada família produtora.
Energia
Trump deseja remover restrições sobre petróleo, gás e carvão, enquanto impulsiona a produção doméstica de energia, inclusive de etanol para exportação, visando reduzir os custos energéticos.
Resiliência no Campo
Pretende cortar pela metade o custo da energia, o que reduziria despesas de produção e o preço final dos alimentos.
Política Agrícola
Planeja reduzir a dependência de importações da China e melhorar programas de apoio, como seguro de safra e preços mínimos.
Interferência Estadual
Quer evitar que estados, como a Califórnia, imponham barreiras a produtores de outras regiões.
Recursos Hídricos
Busca limitar a atuação da agência ambiental sobre recursos hídricos em propriedades privadas.
Biotecnologia
Planeja acelerar a aprovação de novas tecnologias agrícolas, facilitando o acesso dos produtores a inovações.
Qualidade de Vida Rural
Trump promete expandir o acesso à internet banda larga, melhorar a infraestrutura e fortalecer a assistência médica em áreas rurais.
Gestão de Terras Federais
Propõe mais autonomia para estados e produtores na administração de terras e recursos naturais.