Publicado em 07/11/2024A Minerva está em fase inicial de integração das 13 plantas produtivas e do centro de distribuição adquiridos da Marfrig no Brasil, Argentina e Chile, processo que deverá ser concluído entre quatro e cinco trimestres, segundo o CEO da empresa, Fernando Queiroz. O processo inclui ajustes operacionais, uma vez que as unidades operavam sob um modelo de gestão distinto e algumas instalações apresentam padrões de manutenção inferiores aos da Minerva.
A empresa prevê finalizar até o final deste ano a transferência das autorizações de operação nos países onde a compra foi realizada, o que deve impactar os resultados nos próximos meses, com a adaptação das novas unidades. No último trimestre, a Minerva registrou uma queda no lucro, atribuída ao aumento da dívida bruta para financiar essa aquisição.
Para o quarto trimestre, Queiroz aponta que a alta nos preços do boi trará impactos financeiros, destacando que o repasse desse custo ao mercado ocorre de forma gradual. “Você tem, sem dúvida, uma inércia no curto prazo com a subida do preço do gado e uma inércia para que você passe esses preços para a frente”, afirmou.
O executivo destaca ainda que o cenário para exportações da América do Sul é positivo, favorecido pela redução da produção nos Estados Unidos e pela demanda chinesa. Segundo ele, a menor rentabilidade dos produtores chineses e a redução de produção de bezerros podem levar a uma pressão de substituição por importações, das quais o Brasil pode se beneficiar.