Publicado em 14/11/2024A JBS registrou lucro líquido de R$ 3,84 bilhões no terceiro trimestre de 2024, um aumento de 571% em relação ao mesmo período de 2023, quando o lucro foi de R$ 573 milhões. A receita líquida subiu 20,9%, totalizando R$ 110,5 bilhões ante os R$ 91,4 bilhões do ano anterior. O lucro operacional ajustado (excluindo despesas financeiras, impostos e depreciação) alcançou R$ 11,94 bilhões, com aumento de 120,7%, elevando a margem operacional de 5,9% para 10,8%.
A dívida líquida da JBS foi reduzida para R$ 74,75 bilhões, queda de 7% em relação aos R$ 80,4 bilhões de um ano antes. Em dólares, a redução foi de 14,5%, passando de US$ 16,05 bilhões para US$ 13,72 bilhões. A relação entre dívida e lucro operacional ficou em 2,24 vezes em reais, frente a 4,84 vezes no ano anterior. O resultado financeiro da empresa foi negativo em R$ 2 bilhões, comparado a um déficit de R$ 1,84 bilhão no terceiro trimestre de 2023.
Desempenho das Unidades de Negócio
O lucro operacional ajustado da Seara cresceu 351,6%, seguido pela JBS Brasil, com alta de 332,4%, e pela Pilgrim’s Pride, que subiu 96%. Na sequência, JBS Austrália teve aumento de 45,5%, USA Pork de 34% e Beef North America de 29,4%.
“Registramos crescimento em todas as unidades de negócio. Nossa estratégia de diversificação e investimentos em inovação e marcas fortes reforçam nosso portfólio de produtos de maior valor agregado”, afirmou o CEO da JBS, Gilberto Tomazoni.
No trimestre, a Seara teve receita de R$ 12,2 bilhões, alta de 19% devido ao aumento de preços. A margem operacional avançou 15,5 pontos percentuais em relação a 2023, refletindo melhor execução comercial, forte demanda global e expansão do portfólio. No mercado doméstico, que representa 45% da receita da Seara, as vendas cresceram 9%, totalizando R$ 5,5 bilhões, com destaque para o aumento de 18% nas vendas de aves e 17% em suínos in natura, impulsionado pela alta de preços. No exterior, apesar do impacto da doença de Newcastle, a receita subiu 14%, atingindo US$ 1,2 bilhão.
A JBS Brasil teve receita de R$ 18 bilhões, aumento de 25%, impulsionado pelo crescimento de 34% nas exportações de carne bovina, com aumento de 20% no volume vendido. “A diversificação geográfica contribuiu para o aumento das vendas em regiões estratégicas, como Oriente Médio, Estados Unidos e Filipinas”, informou a empresa.
Na América do Norte, a receita foi de R$ 35 bilhões, crescimento de 20,5% frente ao terceiro trimestre de 2023. O lucro operacional ajustado foi de R$ 650,7 milhões, com margem de 1,9%.