Publicado em 19/11/2024O Brasil e a China devem oficializar nesta quarta-feira (20) novos acordos para impulsionar as exportações brasileiras de produtos como miúdos de bovinos e suínos, além de frutas. A informação foi confirmada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante conversa com jornalistas nesta segunda-feira (18).
Segundo Fávaro, os anúncios serão feitos após uma reunião entre o presidente da China, Xi Jinping, e autoridades brasileiras em Brasília.
A China, que já figura como um dos principais mercados para as carnes brasileiras, especialmente cortes bovinos, passará a importar também miúdos, conforme explicou o ministro. "Os protocolos que já estão prontos [para serem anunciados] são miúdos de bovinos e suínos. O Brasil ainda não exporta miúdos para a China, mas os protocolos sanitários já estão prontos", afirmou.
O ministro também mencionou que há uma nova lista de frigoríficos brasileiros aguardando habilitação para exportar ao mercado chinês. No entanto, a divulgação dessa lista pode ser adiada. "Já batemos todos os recordes de plantas frigoríficas. A nova lista vai ser anunciada, mas talvez não seja já na quarta-feira", declarou.