Publicado em 22/11/2024O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), propôs um boicote ao Carrefour e ao Atacadão após o CEO da rede, Alexandre Bompard, anunciar que a empresa deixará de comprar carne de países do Mercosul.
Em vídeo publicado nesta quinta-feira (21), Mendes afirmou que não fará mais compras nas lojas da rede e pediu que a população siga o exemplo “em defesa do país”. “Respeitamos o direito do Carrefour de escolher seus fornecedores, mas os brasileiros também têm o direito de decidir onde comprar. Se o Brasil não serve para vender carne a eles, essa empresa não deveria ser bem-vista aqui”, disse o governador.
Mendes atribuiu a decisão à dificuldade dos produtores franceses de competir com o agronegócio brasileiro e criticou o presidente da França, Emmanuel Macron, acusando-o de usar o discurso ambiental para impor barreiras comerciais. “Essa conversa de Macron e de muitos ambientalistas é apenas pretexto para prejudicar o agronegócio brasileiro e outros países da América do Sul”, declarou.