Publicado em 25/11/2024O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), criticou nesta segunda-feira (25) o protecionismo francês e cobrou uma retratação do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, após a declaração de que a rede não venderá carne do Mercosul. Durante o evento CBC Global Voices 2024, em São Paulo, Lira anunciou que o Congresso discutirá nesta semana a lei de reciprocidade econômica entre países.
“Incomoda-nos muito o protecionismo europeu, principalmente o da França com o Brasil. Nesta semana, o Congresso terá em pauta a lei da reciprocidade econômica entre os países”, declarou Lira. Ele ainda pediu que o executivo do Carrefour revise sua posição: “Não é possível que o CEO de um grupo importante como o Carrefour não se retrate de uma declaração de praticamente não contratar as proteínas animais advindas da América do Sul”.
Lira defendeu uma resposta firme do Brasil, incluindo ação do Congresso, empresários e sociedade, contra o que chamou de “protecionismo exagerado” da França. Ele também destacou que o país segue rigorosos padrões ambientais, regidos pelo Código Florestal, e alertou que barreiras comerciais injustas não devem se tornar uma prática recorrente.