Publicado em 25/11/2024A decisão do Carrefour da França de boicotar carnes do Mercosul motivou produtores brasileiros a suspenderem o fornecimento de aves e suínos à rede no Brasil. Após a adesão de empresas de carne bovina, grandes frigoríficos como BRF, Seara e Aurora interromperam negociações com a companhia, segundo fontes do setor.
A medida é uma reação às declarações do CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, que anunciou a interrupção das compras de carne do Mercosul para as lojas na França. "Não há um movimento formal, mas várias empresas estão suspendendo negócios com o Carrefour no Brasil", informou uma fonte sob anonimato.
Empresas têm definido individualmente como aderir ao boicote. Algumas seguem entregando contratos previamente firmados, enquanto novas negociações foram paralisadas. Carne que deixará de ser fornecida ao Carrefour será redirecionada a outros compradores, conforme informou uma fonte do setor.
O conselho da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) deve se reunir nesta segunda-feira (26) para debater o tema. A ABPA e as empresas citadas não comentaram o caso.
No Paraná, maior produtor de carne de frango do Brasil, o impacto será significativo, segundo representantes do setor. Um executivo destacou a complexidade da logística envolvida, mas reforçou que há insatisfação generalizada com o posicionamento do Carrefour.
Apesar da indignação, fontes indicam que não há uma ação coordenada para interromper totalmente o fornecimento de aves. Contudo, lideranças do agronegócio acreditam que o movimento de boicote deve ganhar força.