Publicado em 26/11/2024A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) aceitou o pedido de desculpas feito pelo CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, que reconheceu publicamente a qualidade da carne brasileira e a competência de seus produtores. A entidade classificou o gesto como um passo relevante para a normalização das operações da rede francesa no país. "Esperamos que, com isso, as operações da rede francesa sejam restabelecidas", afirmou a associação em nota.
A Abiec destacou, no comunicado, seu compromisso com a defesa do setor e a garantia de qualidade aos consumidores, tanto no mercado interno quanto no externo. "A agroindústria brasileira é destaque no mundo e atende aos mais altos padrões de qualidade, sanitários e ambientais dos mercados mais exigentes globalmente", declarou a entidade, reforçando o papel do Brasil como referência mundial na produção de carne de alta qualidade.
O Carrefour francês, entretanto, não assumiu qualquer compromisso de voltar a comprar carne de países do Mercosul.
O pedido de desculpas de Bompard foi direcionado ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, após declarações controversas feitas na semana anterior. Na ocasião, o CEO havia anunciado que o Carrefour na França deixaria de adquirir carne de países do Mercosul. Em resposta, frigoríficos brasileiros suspenderam o fornecimento de carne ao Carrefour no Brasil, condicionando a retomada à retratação pública do executivo.
No documento enviado pela Embaixada da França ao Ministério da Agricultura, Bompard reconheceu que "a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor". O Grupo Carrefour também publicou uma nota em seu site oficial, negando ter colocado a agricultura brasileira em oposição à francesa.