Publicado em 09/12/2024O mercado de milho no Brasil segue com baixa liquidez, influenciado pela retração de compradores e vendedores. Segundo pesquisadores do Cepea, enquanto os compradores domésticos permanecem afastados do mercado spot, as exportações do cereal seguem em ritmo lento, como observado ao longo de toda a temporada atual.
Apesar desse cenário, os vendedores também reduziram a oferta no mercado interno na última semana, o que levou a uma reação nos preços. Os compradores estão atentos ao clima favorável, que pode ampliar a produção nos próximos meses, e à lentidão das exportações, fator que pode elevar os estoques de passagem. Por outro lado, os vendedores monitoram o desenvolvimento das lavouras da safra de verão.
Pesquisadores do Cepea destacam que, nesta época do ano, é comum a redução nas negociações do mercado físico nacional. Além de muitos agentes trabalharem com estoques já adquiridos ou comprometidos anteriormente, a comercialização do cereal é frequentemente evitada por questões fiscais.