Publicado em 13/12/2024O preço da carne subiu significativamente no Brasil. Nos últimos 12 meses, a inflação no setor saltou de 8,33% em outubro para 15,43% em novembro, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE nesta terça-feira (10). Essa é a maior alta desde outubro de 2021, quando chegou a 19,71%.
Após meses de queda entre fevereiro de 2023 e agosto de 2024, os preços das carnes começaram a subir em setembro. Apenas em novembro, o aumento foi de 8,02%, a maior variação mensal desde dezembro de 2019, que registrou 18,06%. Essa alta impulsionou a inflação no grupo de alimentação e bebidas, que subiu 1,55% no mês, com destaque para cortes como alcatra (9,31%), chã de dentro (8,57%), contrafilé (7,83%) e costela (7,83%).
Segundo André Almeida, gerente do IBGE, "a menor oferta de animais para abate e o aumento das exportações reduziram a disponibilidade do produto no mercado interno". O economista André Braz, da FGV Ibre, reforça que a alta também reflete o aumento da demanda no fim do ano. "A carne pode subir mais em dezembro pela demanda de final de ano", disse.
A consultoria Datagro aponta que os preços da carne bovina seguem elevados devido à alta das cotações do boi gordo, que atingiram máximas históricas nominais. "Uma parcela considerável dessa alta já foi repassada ao consumidor", afirmou a consultoria. Apesar disso, o ambiente de consumo aquecido ainda sustenta as compras.
Entretanto, a consultoria alerta que o consumidor pode estar próximo do limite do gasto com carne, o que favorece a substituição por proteínas mais baratas.