Publicado em 19/12/2024Após três anos consecutivos de intenso abate de matrizes em Mato Grosso, a disponibilidade de animais jovens para reposição, especialmente bezerros, deve cair ainda mais em 2025. A projeção é do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Segundo o Imea, essa redução na oferta pode gerar uma alta nos preços da categoria, favorecendo a recuperação das margens na cria. "Com a maior atratividade da operação, tende-se a começar o movimento de retenção de matrizes no estado, dando início à fase de alta do ciclo pecuário", afirmou o Instituto.
Acompanhe as cotações da arroba do boi gordo e da reposição em: www.pecuaria.com.br/cotacoes.php
Além disso, a menor disponibilidade de fêmeas para abate deve contribuir para a valorização do boi gordo no estado. O Imea também prevê um leve recuo nos abates totais em comparação ao recorde alcançado neste ano.
No campo da demanda, o instituto destaca que a manutenção de mercados já consolidados continuará fortalecendo as exportações de carne bovina, com destaque para os países do Oriente Médio. "A redução na produção de carne pelos EUA pode também favorecer as exportações brasileiras", concluiu o Imea.